quinta-feira, 3 de abril de 2008

Utilidade pública: Passaporte

Conforme prometido, segue as intruções para conseguir o passaporte. Com o advento da Internet, é tudo muito fácil, rápido e simples.
No site da Polícia Federal você encontrará a lista de documentos necessários para requerimento do passaporte, que é feito no próprio site.
Preenchido o requerimento, gera-se um número de protocolo e a GRU, que pode ser paga em qualquer agência. O valor que paguei foi R$ 156,07. (Se já tiver passaporte e perdeu, vai pagar o dobro).
Com o número de protocolo você faz o agendamento para fazer o passaporte. Cuidado, quando estiver procurando data para fazê-lo, você pode se deparar com a situação que eu enfrentei, só ter data disponível para daqui a dois meses. Mas calma, é só acessar o site após as 18h, todos os dias, que você consegue, até agendamento pro dia seguinte.
Feito o agendamento, você vai no posto da PF, confirma os dados, tira as 10 digitais e a foto e espera 8 dias. O processo no posto não leva mais do que 15 minutos. É claro que como eu não sou nenhum modelo, a menina sofreu para tirar uma foto boa minha, e mesmo assim...
Bom, é isso aí, espero ter colaborado.

2 comentários:

Discoteca Completa disse...

As dicas foram boas, mas essa história de entrar no site depois das 18h não adiantou nada. Só tem horário pro fim de junho...

Adriano Silva disse...

Mas tem de entrar todo dia no site, de preferência logo após as 18h.
Foi assim que eu consegui um horário pra uma semana, e o meu chefe conseguiu pro dia seguinte.